O flamingo-grande-dos-andes é uma ave da ordem Phoenicopteriformes, da família Phoenicopteridae.
Esta espécie está listada como vulnerável porque sofreu um declínio rápido da população ao longo dos últimos três gerações, devido à exploração e ao declínio na qualidade do habitat. Exploração já diminuiu e dados de pesquisas recentes sugerem que a população é agora estável; No entanto, continua a ser muito empobrecido em comparação com números anteriores.
Seu nome científico significa: do (grego) phoinix = vermelho, carmesim; e do (latim) parra = ave desconhecida de mau agouro, geralmente associada a aves aquáticas; e de andinus, andina, andinum = referente ou originário das regiões andinas na América do Sul, da Cordilheira dos Andes. ⇒ (Ave) vermelha da Cordilheira dos Andes.
Mede entre 102-110 cm.
Não possui subespécies.
Hábitos alimentares…
Hábitos reprodutivos…
Outros hábitos…
No Brasil se encontra em uma pequena parte do oeste e no Rio Grande do Sul na região da Lagoa dos Patos, no leste de Santa Catarina, foz do rio Tijucas, praias de lama em Governador Celso Ramos.
Referências externas
BirdLife International (2014) Species factsheet: Phoenicoparrus andinus. Downloaded from http://www.birdlife.org on 07/09/2014. Recommended citation for factsheets for more than one species: BirdLife International (2014) IUCN Red List for birds.